terça-feira, 15 de novembro de 2016

Vought F4U-1A Corsair - Revell - 1/32

Vought F4U-1A Corsair - Revell - 1/32 
http://www.maismodelismo.com.br/produtos/9239/9282/PLASTIMODELISMO/Avioes--Helic-124-a-132/Vought-F4U-1A-Corsair---Revell---132

Vought Corsair F4U – O Corsair F4U foi um avião de caça americano que serviu primeiramente no final da segunda guerra mundial e depois na Guerra da Coreia. 
A alta demanda pelo Corsair, logo esgotou a capacidade de fabricação da Vought, resultando na produção também pela Goodyear e Brewster. Corsairs construídos pela Goodyear foram designados FG e os construídos pela Brewster receberam a denominação F3A avião. Desde a entrega do primeiro protótipo para a Marinha dos EUA, em 1940, até a entrega final em 1953 para a França, 12.571 unidades de Corsairs F4U foram fabricados pela Vought, em 16 modelos diferentes, no mais longo período de produção de qualquer caça com motor a pistão na história dos EUA (1942 -53). O Corsair foi concebido como uma aeronave para utilização em porta-aviões. No entanto devido ao seu difícil desempenho de pouso em porta-aviões, tornou o Corsair inicialmente inadequado para uso da Marinha, assim, manteve destaque em sua área de maior implantação inicial: utilização terrestre pelos fuzileiros navais dos EUA.
O papel do caça baseado em porta-aviões foi, assim, preenchida pelo então pelo Grumman F6F Hellcat.

Alimentado pelo mesmo motor Wasp Duplo o primeiro protótipo do Corsair voou pela primeira vez em 1940. O Corsair serviu em menor grau na Marinha dos EUA. Além dos EUA e grande uso britânico do Corsair, também foi utilizado pela Força Aérea da Nova Zelândia, pela Marinha Francesa (Aeronavale) e outras forças aéreas menores até a década de 1960. Alguns pilotos japoneses consideravam como o caça americano, o mais formidável da Segunda Guerra Mundial, e da Marinha dos EUA, pois contabilizou alta taxa de destruição. Após resolvidas as questões de pouso em porta-aviões, o Corsair rapidamente se tornou o caça-bombardeiro embarcado mais capaz de II Guerra Mundial. O Corsair serviu quase que exclusivamente como um caça-bombardeiro durante a Guerra da Coréia e durante as guerras coloniais francesas na Indochina e na Argélia. 

 

F4U-1A (Corsair  Mk II) - A designação F4U-1A, que é a segunda versão do Corsair e representa este kit, não aparece em listas de números, pois não foi utilizado oficialmente, sendo aplicado somente no pós-guerra para diferenciar dos F4U-1s produzidos.

O novo design incorporava um novo parabrisas mais amplo. O assento do piloto foi levantado em 7 polegadas (180mm) o que, combinado com a nova capota e uma escora de roda de cauda alongada, permitiu que o piloto tivesse melhor visibilidade ao longo do nariz. Além destas alterações, o cockpit foi melhorado, a altura da traseira em 6 polegadas (150 mm) para melhorar o ângulo de ataque no pouso com os armamentos, e amortecedores mais eficientes, que eliminou os saltos durante o pouso. Foi incluídos ganchos de freio e uma roda de cauda pneumática, em vez do tipo de borracha sólida de menor diâmetro eram mais eficeintes em pouso sobre porta-aviões. Além disso, um motor experimental R-2800-8W com injeção, foi montado em alguns F4U-1.

Após os resultados bastante satisfatórios, toda linha foi equipada com este novo motor. A capacidade de combustível passou para 237 galões (897 litros) no tanque de combustível principal, localizado em frente do cockpit, mais 62 galões (235 litraos) no tanque auxiliar de combustível não blindado, distribuídos nas asas. Com estes tanques, o caça teve um alcance máximo de pouco mais de 1.500 milhas (2.400 km). Uma versão baseada em terra, sem a capacidade de asa dobrável, foi construído pela Goodyear como o FG-1A. No serviço britânico, o Corsair foi modificado com asas mais curtas em 8 polegadas (200 mm) (foram cortadas as pontas das asas), para uso em porta-aviões britânicos, sob a designação da RAF de Corsair Mk II.

Sobre o Kit – A Revell relançou este kit depois de vários anos fora de linha.
Tem uma arte da caixa muito interessante, e as fotos do modelo muito bem montado na caixa. Tem um preço muito interessante para um kit nesta escala. O forte do kit é o detalhamento do motor. O cockpit deixa um pouco a desejar, mas da oportunidade ao modelista para criar um excelente detalhamento interno. Inclui a figura do piloto e a possibilidade de fazer as asas dobradas a bordo de um porta-aviões. Bom encaixe da peças e o painel pode ser feito com o decal incluso.


Decais - A qualidade do decalque é muito boa, as cores são sólidas com opacidade, os contornos vermelhos parecem ter um tom preciso e também as marcações.


Opção 1 - Vought F4U-1A Corsair, VF-17 Squadron US Navy Ondonga, Solomon Islands, November 1943

Opção 2 - Vought F4U-1A Corsair, VF-17 Squadron US Navy Bougainville, Solomon Islands, February 1944 
 

Precisão - Do que eu posso ver a forma certamente parece bem da maioria dos ângulos. Depois de um dry-fit, isto é inegavelmente um Corsair F4U.

Nenhum comentário:

Postar um comentário